Gustavo Marcondes
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Por que somos tão ruins em matemática? 10hkkk3
Utilizador:


Por que somos tão ruins em matemática? 30c6j3a
Senha:


Registar-me | Recuperar Senha

Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» Visita ao Colégio Politécnico Bento Quirino
Por que somos tão ruins em matemática? I_icon_minitimeSeg Out 24, 2011 4:12 pm por Eiki

» Fotos
Por que somos tão ruins em matemática? I_icon_minitimeQua Set 28, 2011 1:13 pm por Eiki

» Parabéns!!!
Por que somos tão ruins em matemática? I_icon_minitimeQui Ago 18, 2011 3:17 pm por Eiki

» Administrador Público
Por que somos tão ruins em matemática? I_icon_minitimeDom Jul 03, 2011 11:46 am por Lucas K.

» aqui vai ter como ver notas?
Por que somos tão ruins em matemática? I_icon_minitimeQui Jun 30, 2011 9:30 am por Alec Drudi

» Projeto EPTV na escola
Por que somos tão ruins em matemática? I_icon_minitimeQua Jun 29, 2011 4:57 pm por Ana Paula

» Escola promove palestra sobre prevenção ao uso de drogas
Por que somos tão ruins em matemática? I_icon_minitimeTer Jun 28, 2011 9:13 pm por menta444

» Retorno às aulas após o recesso escolar
Por que somos tão ruins em matemática? I_icon_minitimeTer Jun 28, 2011 3:43 pm por Eiki

» Último dia de aula antes do recesso escolar
Por que somos tão ruins em matemática? I_icon_minitimeTer Jun 28, 2011 3:41 pm por Eiki


Por que somos tão ruins em matemática?

Ir para baixo

06062011

Mensagem 

Por que somos tão ruins em matemática? Empty Por que somos tão ruins em matemática?




Por que somos tão ruins em matemática?



A aversão é tanta que o senso comum aponta: o brasileiro já nasce sem vocação para aprender matemática. O estudo na área começa com professores sem formação específica, que em geral não gostam da disciplina, e acaba com docentes que têm conteúdo para transmitir, mas não didática. No fim do ensino médio, exames confirmam o despreparo.

O resultado do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), divulgado no mês passado, mostrou que 57% dos alunos terminam o ensino médio com rendimento insatisfatório em matemática.

Os números do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), que avaliou o desempenho em matemática de jovens na faixa de 15 anos, colocaram o Brasil na 57.ª posição em um ranking de 65 países. No topo da lista estão China, Cingapura e Hong Kong.

Se a meta é fazer com que a produção de ciência e tecnologia acompanhe o crescimento econômico do Brasil, essa intolerância à matemática precisa ser combatida com urgência, dizem os especialistas.

E a mudança precisa começar na sala aula. Mas não naquela que as crianças frequentam. A reforma deve ocorrer, primeiramente, nas classes das universidades que formam os futuros professores do País.

O desafio começa na formação dos docentes que dão aulas para o ensino fundamental 1. No Brasil, os professores do 1.º ao 5.º ano são polivalentes, isto é, responsáveis pelo conteúdo de todas as disciplinas e, por isso, não têm uma formação específica. Entre eles, poucos estudaram exatas. 'Além de ter de dar conta de todas as matérias, muitos trazem a tradição brasileira de não gostar de matemática', diz Priscila Monteiro, consultora pedagógica para a área de matemática da Fundação Victor Civita.

Para esses, segundo a especialista, falta conhecimento. 'Ele sabe ensinar, mas, como não domina o conteúdo, acaba preso às regras. Logo, a criança aprende de forma arbitrária, sem lógica.' Priscila conta que, numa análise de cadernos de estudantes, constatou que, nas questões de matemática, sempre havia a resposta, nunca o processo de resolução. 'Desse jeito, o aluno não constrói uma postura investigativa.'

Problema oposto ocorre com os docentes do ciclo 2 do ensino fundamental, que dão aula para estudantes do 6.º ao 9.º ano. 'Nesse caso, o professor de matemática é formado na área, tem conteúdo, mas lhe falta didática. Daí, ele se foca naqueles alunos que acompanham a aula e os outros continuam parados, aumenta o vale entre eles,' diz Priscila.

Mudanças. Para tratar de propostas e materiais para o ensino de matemática, o Instituto Alfa e Beto (IAB) promove, em agosto, um seminário internacional sobre o tema, voltado a professores e coordenadores pedagógicos. 'Vamos discutir a forma de ensino: o material pedagógico que usamos é adequado? Qual o tempo de aula ideal? A fração tem que ser ensinada em forma de pizza? Decora ou não tabuada?', elenca João Batista Araujo e Oliveira, presidente do IAB.

Um dos palestrantes é Daniel Willingham, professor de Psicologia Cognitiva da Universidade de Virgínia. 'Estou certo de que todos são aptos a aprender matemática. Mas também estou certo de que é uma disciplina mais abstrata e, por isso, mais difícil de ensinar do que as outras.'

Para outro convidado do evento, Hung-Hsi Wu, da Universidade da Califórnia, a dificuldade existe porque o aprendizado não é 'natural'. 'A criança aprende a falar sem esforço especial, mas matemática é uma arte difícil. Se não for ensinada por quem sabe, se torna assustadora. Mas, se for uma descoberta bem guiada, pode ser surpreendente.'

Efeito cascata. Formar alunos com gosto pela matemática pode ajudar a resolver até mesmo a carência de professores da disciplina. Nos vestibulares da USP e da Unesp, por exemplo, a concorrência para licenciatura na área é de cerca de dois candidatos por vaga.

No País há 59 mil professores formados em Matemática para 211 mil com formação em Letras. Somado a isso, muitos dos formados passam longe da escola. A baixa remuneração paga aos professores não atrai esses profissionais e muitos optam, por exemplo, pelo trabalho na rede bancária.

Comparação

4 em cada 10 jovens brasileiros de 15 anos não sabem fazer uma operação de multiplicação, habilidade ensinada até o 5º ano do ensino fundamental

30 mil engenheiros se formam ao ano no Brasil. O número representa 23 engenheiros para cada 10 mil habitantes. Em Israel, o índice chega a 140. No Japão, são 75.

http://estadao.br.msn.com/ciencia/por-que-somos-t%C3%A3o-ruins-em-matem%C3%A1tica
Kelvy
Kelvy
Novo no fórum
Novo no fórum

Masculino Mensagens : 6
Créditos : 28519
Reputação : 0
Data de inscrição : 19/05/2011
Idade : 26

Ir para o topo Ir para baixo

Compartilhar este artigo em: reddit

Por que somos tão ruins em matemática? :: Comentários

Eiki

Mensagem Seg Jun 06, 2011 4:37 pm por Eiki

De certa forma, alguns povos têm uma facilidade dependendo da área. Talvez pela frieza e pressão exercida em países de boa educação na Ásia, os alunos tenham facilidade em matérias exatas. Em compensação, muitos que se prendem ao raciocínio invariável (como nas matérias de exatas), podem ter dificuldade em matérias que necessitam de interpretação, que não seguem uma lógica.

Ir para o topo Ir para baixo

Lucas K.

Mensagem Sex Jun 10, 2011 3:03 pm por Lucas K.

Também acho ! O Brasileiro já nasce mesmo sem vocação para números! Mas depende de cada um de nós refletirmos um pouco, e pensar, porque sem matemática ninguém é nada ! E se estudarmos, com certeza vamos gostar... Por que então todos gostamos tanto de Educação Física, e não de outras meterias que exigem mais de nosso raciocino e lógica ? [...] Question

Ir para o topo Ir para baixo

menta444

Mensagem Sex Jun 10, 2011 4:38 pm por menta444

eu acho e que algumas pessoas tem preguiça em tentar a aprender a matematica e outras tem dificuldade,pois matematica não e tão dificil,basta prestar atenção

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem  por Conteúdo patrocinado

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos